A sociologia no Brasil
A SOCIOLOGIA E A IDENTIDADE NACIONAL
A identidade brasileira é proveniente do nascimento da nação, representado pelo idioma, etnias, bem como através do solo, clima, vegetação e relevo. Nossa base cultural foi constituída pelo amálgama do processo de integração de portugueses, negros, índios e imigrantes. Os portugueses contribuindo com a língua, o cristianismo, a noção de família e um certo desleixo. Os negros com o candomblé, as crendices da senzala, o uso de instrumentos musicais, uma comida característica, o papel da ama-de-leite, a adaptabilidade e a alegria. Os índios com o elevado sentimento nativista, a desconfiança e uma certa preguiça. Os imigrantes, excedentes populacionais em suas respectivas economias nacionais, também influenciaram com a contribuição de suas diversas culturas originais.
LEIA A INTEGRA DESTE ARTIGO EM: www.brasilsoberano.com.br/artigos/identidadenacional.htm
DICA DE LEITURA
O problema da identidade cultural no Brasil vem sendo colocado desde os primeiros trabalhos em Ciências Sociais no país, datados do século XIX. No correr do tempo, foi sendo abordado de ângulos diferentes, em ligação íntima com as condições sócio-econômicas nos diversos momentos em que se definia a identidade. Uma observação mais acurada mostra que há urna sinonímia entre os conceitos de identidade cultural e identidade nacional, ao contrário do que ocorre na Europa.
Para saber mais sobre questão, leia o texto da Profª Maria Isaura Pereira de Queiroz "Identidade cultural, Identidade nacional no Brasil"
Identidade Cultural, Identidade Nacional no Brasil.pdf (161,3 kB)